Refinanciamento De Apartamento – Vale À Pena? O Que É?

Refinanciamento De Apartamento

Muita gente já ouviu falar do chamado refinanciamento de apartamento e imóvel em geral. Mas você sabe o que ele significa? Basicamente, se trata de um empréstimo no valor do imóvel, que o utiliza como garantia.

 

 

Tópicos:

  • Vale à pena;
  • Instituições que realizam esta transação;
  • Refinanciamento caixa;
  • Refinanciamento Itaú;
  • Posso refinanciar meu apartamento sem estar quitado;
  • O que acontece se eu não pagar o empréstimo;
  • Conclusão.

 

 

Ele é muito vantajoso para quem precisa de valores altos e não tem a quem recorrer. Mas, como pedir um refinanciamento? Quais são as condições e qual é o valor que é possível solicitar? Essa e outras perguntas serão respondidas neste artigo de forma clara e objetiva, além da lista de bancos que realizam este tipo de transação com maior frequência. Acompanhe!

 

 

Vale À Pena?

De forma geral, podemos afirmar que este tipo de negociação vale a pena para quem precisa de uma quantia elevada de dinheiro e não deseja pagar juros absurdos como acontece nos financiamentos comuns.

 

 

Essa é uma prática bem vantajosa, porém, que precisa ser calculada com calma, pois os valores altos podem atrair e causar um endividamento grave, que irá resultar na perda do imóvel. Por isso, podemos dizer que as vantagens são excelentes, mas devem ser usadas com prudência.

 

 

A dica é fazer um planejamento adequado para verificar que as parcelas irão caber no bolso e se o empréstimo é realmente necessário. Essa atitude é chamada de crédito consciente.

 

 

Instituições Que Realizam Esta Transação

São inúmeras instituições que utilizam imóveis como garantia para empréstimos altos. Vamos citar as principais:

 

 

Refinanciamento De Apartamento Caixa

Também chamado de Crédito Imóvel Próprio Caixa, essa opção está disponível para correntistas e não-correntistas. As condições gerais envolvem avaliação do imóvel em questão com um profissional escolhido pelo banco e empréstimo mínimo de R$ 20.000,00.

 

 

Os prazos de pagamento podem chegar até 240 meses e o valor não deve ultrapassar o total de 60% por imóvel. Pode ser terreno, apartamento ou outros imóveis que sejam avaliados em, no mínimo, R$30.000,00.

 

 

A vantagem do refinanciamento caixa é que o crédito pode ser aumentado em 5 anos, ou seja, se for preciso mais dinheiro, o banco libera nesse prazo, desde que as parcelas estejam em dia.

 

 

Refinanciamento De Apartamento Itaú

O Itaú também fornece o empréstimo com opção de refinanciamento, chamado de Crédito com Garantia. Este tipo de crédito é exclusivo para os clientes Itaú Personnalité, mas é possível conversar no banco caso não seja seu caso e abrir uma conta com essas condições.

 

 

Assim como na caixa, o Itaú oferece até 240 meses para pagar a dívida e juros bem mais baixos do que os financiamentos comuns. No site oficial, é possível fazer uma simulação e verificar se as parcelas irão caber no orçamento sem prejudicar a família.

 

 

A opção de crédito com garantia é recomendada para quem deseja construir ou comprar um novo imóvel, investindo o dinheiro.

 

 

Posso Refinanciar Meu Apartamento Sem Estar Quitado?

Sim. A opção de refinanciamento pode ser feita mesmo sem a quitação total do imóvel, o que é uma vantagem grande para quem precisa de crédito de valor elevado, mas ainda conta com o contrato do financiamento em andamento.

 

 

O tanto de parcelas que devem estar quitadas depende muito de cada banco, por isso, o ideal é ir até uma agência mais próxima com os documentos e verificar se há disponibilidades a sua situação.

 

 

O Que Acontece Se Eu Não Pagar O Empréstimo?

Infelizmente, este tipo de empréstimo é mais rápido e fácil justamente por dar mais garantias aos bancos. Por isso, se o pagamento não for realizado, é provável que haja perda do imóvel que foi garantido.

 

 

Este é o motivo principal para tomar cuidado com créditos envolvendo bens. Faça um planejamento detalhado das suas finanças antes de realizar o processo. Caso as parcelas atrasem.

 

 

A dica é procurar por um consultor financeiro que irá fazer uma análise do contrato e um acordo com o banco antes que ele vá ao judiciário, evitando o leilão dos imóveis dados como garantia.

 

 

Conclusão

De forma geral, este tipo de empréstimo é muito solicitado por quem deseja construir uma nova casa ou até mesmo comprar um novo apartamento, exatamente porque a quantia é bem maior do que em empréstimos convencionais. Procure o banco que deseja realizar esta transação e faça um planejamento financeiro.