Hipotecário – Tipos De Hipoteca, Bens, Simulador De Crédito!

Hipotecário

Você sabe o que é um crédito hipotecário? Bem, de maneira simples e didática, podemos dizer que é aquele crédito que você recebe quando coloca algum bem como garantia. É a famosa hipoteca.

 

 

Tópicos:

  • Quais bens eu posso hipotecar
  • Quais são os tipos de hipoteca
  • E se eu não pagar a minha hipoteca
  • Vantagens de uma hipoteca
  • Simulador de crédito
  • Vale à pena

 

 

Uma negociação que deve ser feita com prudência e cuidado, afinal, se o pagamento não ocorrer, o banco cobra a garantia e o hipotecado perde seu imóvel ou veículo que estipulou na negociação.

 

 

Então, quais são as vantagens de ter uma hipoteca e quais casos ela é preferível do que um crédito convencional? Iremos tirar essas e outras dúvidas neste artigo, para que você possa tomar a melhor decisão.

 

 

Quais Bens Eu Posso Hipotecar?

Praticamente todos os bens, desde imóveis até automóveis. Este bem pode pertencer tanto à pessoa que está pedindo o financiamento quanto a uma terceira pessoa, desde que – claro – ela autorize a transação. Seria como uma espécie de fiador.

 

 

Quais São Os Tipos De Hipoteca?

Abaixo os tipos de hipoteca:

 

 

  • Hipoteca voluntária: que é quando a pessoa contrata o crédito em questão e coloca um bem como garantia. Essa é mais comum e simples de ser feita, afinal, todas as partes envolvidas estão de acordo com a transação.

 

 

  • Hipoteca judicial: este é caso de quando um devedor perde um bem devido a um problema na justiça. Quando há falta de pagamento de alguma dívida e, para garantir que ele seja efetuado, a justiça determina a perda de um imóvel para tal, por exemplo.

 

 

Nesse caso, é mais raro que isso aconteça, já que este tipo de processo é lento e gradual, sendo sempre estipuladas alternativas ao devedor para o pagamento da dívida, como acordos e parcelamentos. Geralmente, a hipoteca se torna a última instancia.

 

 

E Se Eu Não Pagar A Minha Hipoteca?

Obviamente, no caso de descumprimento do pagamento das parcelas do crédito, o devedor será acionado na justiça e terá um prazo para renegociação. Se mesmo assim não cumprir com suas obrigações, o imóvel é vendido para que o dinheiro seja devolvido à instituição financeira que realizou o empréstimo.

 

 

Por isso, é muito importante ter em mente que a hipoteca é uma transação séria que deve ser feita somente quando há possibilidade do cumprimento do acordo, ou os bens declarados podem ser perdidos.

 

 

Vantagens De Uma Hipoteca

Muitas pessoas se perguntam: devido aos riscos, tem alguma vantagem em realizar uma hipoteca. De fato, os riscos são maiores, já que a instituição passa a ter mais rapidez na cobrança da dívida e mais autonomia para vender o bem hipotecado. Porém, existem vantagens. Podemos citar algumas delas:

 

 

  • Menos juros: Se o pagamento é garantido, as instituições são mais livres para diminuir os juros. Como elas desejam estimular o crédito com garantia, a porcentagem é bem menor e, pra quem tem certeza que poderá arcar com as parcelas, é uma boa saída.

 

 

  • Mais rapidez na aprovação: O processo é mais simples, já que a análise de crédito não é tão rigorosa. Isso porque o banco tem mais certeza de que será pago de qualquer forma, por isso, se você tem um bem no nome, a transação será mais rápida e não tão burocrática.

 

 

Simulador De Crédito Hipotecário

Também conhecido como crédito com garantia, este crédito com hipoteca já é realidade em todas as instituições bancárias brasileiras. Porém, ele ainda não utilizado em larga escala, já que as pessoas conhecem pouco sobre o assunto.

 

 

Nos sites oficiais de diversos bancos, é possível utilizar um simulador de crédito hipotecário para ter uma ideia das suas possibilidades e saber se poderá arcar com as parcelas. A dica é realizar a simulação em várias instituições diferentes, para poder escolher a que mais se adapta a você.

 

 

Mas, se você já tem um banco de confiança, faça nele, pois poderá realizar o pagamento através de débito automático, por exemplo. Assim, é evitado o problema de atrasos, que geram juros e podem complicar sua vida.

 

 

Vale À Pena?

Podemos afirmar que sim, vale à pena realizar uma hipoteca, desde que ela seja paga, já que os juros são bem menores do que os de um financiamento comum. Mas, ninguém quer perder um bem importante, não é mesmo? Por isso, analise suas possibilidades e tenha em mente que só deve realizar essa transação se puder arcar com todas as parcelas.