Saiba Tudo Sobre Empréstimo Usando FGTS!

Empréstimos Usando Meu FGTS

Recentemente, a Caixa Econômica Federal liberou o uso do FGTS para empréstimos consignados. Boa notícia para quem está precisando de um dinheiro extra e não sabia a quem recorrer, como no caso dos negativados e pessoas com dívidas em bancos.

 

 

Tópicos:

  • Como funciona;
  • Condições gerais;
  • Posso usar FGTS para quitar empréstimo;
  • Conclusão.

 

 

Essa liberação representa um passo importante para melhorar a vida dos trabalhadores, que agora contam com uma linha de crédito muito mais barata e de fácil acesso. Ou seja, o sonho da casa própria ou a compra de bens de valor como veículos.

 

 

Ou mesmo a realização de abrir uma nova empresa, agora ficou muito mais possível com o uso do FGTS para esta finalidade. As vantagens são enormes e beneficiam tanto os bancos como quem irá solicitar o empréstimo.

 

 

Empréstimo Usando FGTS – Como Funciona?

De maneira bem simples e explicativa, podemos afirmar que usar FGTS para empréstimo significa muito mais vantagem para o trabalhador. Funciona da seguinte forma: a caixa libera o saldo total que há na conta como garantia.

 

 

Por exemplo, se houver R$ 20.000,00 no fundo de garantia, 10% deste valor pode ser emprestado ao trabalhador. O crédito é consignado, ou seja, o desconto das parcelas é feito totalmente pela empresa, através da folha de pagamento.

 

 

Caso haja algum problema e o vínculo empregatício seja cortado, o banco pode usar o dinheiro na conta para garantir a quitação. Por isso, podemos citar como vantagens deste tipo de transação:

 

 

  • O empréstimo consignado usando o FGTS é bom para os bancos, que possuem garantia de recebimento e não precisam se preocupar com calotes ou inadimplência. O saldo do fundo de garantia é exatamente o que será emprestado para o trabalhador.

 

 

  • Empréstimo consignado usando FGTS para o trabalhador também é muito vantajoso, pois ele não terá que se preocupar caso perca o emprego e não possa arcar com as parcelas, pois há a reserva destinada para este fim.

 

 

Ou seja, o seu nome não ficará sujo e o banco não poderá ter acesso aos seus bens. Isso dá mais tranquilidade para ambas as partes e faz com que essa transação seja mais segura e clara.

 

 

  • O empréstimo usando o FGTS é mais rápido e sem burocracias. Se o banco tem garantias, ele não precisa fazer uma análise de crédito muito profunda, o que resulta em liberação muito mais facilitada.

 

 

É uma vantagem para quem precisa de empréstimo urgente, como no caso de emergências médicas ou viagens não programadas. Além disso, há a possibilidade de negativados conseguirem essa linha de crédito. Assim, será possível diminuir ou quitar as dívidas e poder ter acesso a novos financiamentos, por exemplo.

 

 

  • Os juros nesses casos são bem mais baixos do que os comuns, o que permite ao trabalhador mais facilidade de pagamento e acesso ao crédito de forma mais justa.

 

 

Empréstimo Usando FGTS – Condições Gerais

 

 

  • O prazo de pagamento do empréstimo é de até 120 meses.

 

  • Para solicitar o crédito, é preciso ir até uma agência caixa e fazer a sua solicitação. O atendente irá te passar mais informações e verificar na sua conta quanto será possível usar como garantia.

 

 

É preciso levar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além do holerite para comprovar o vínculo empregatício.

 

 

  • O consignado deve ser autorizado pela sua empresa, no setor de RH. Informa-se quanto essa possibilidade e verifique as condições gerais que eles oferecem. Em resumo, as parcelas não devem ultrapassar 20% do seu salário e 10% do seu montante no fundo de garantia.

 

 

Empréstimo Usando FGTS – Posso Usar FGTS Para Quitar Empréstimo?

É possível, em alguns casos, utilizar o fundo de garantia para a quitação de empréstimos, especialmente os financiamentos em atraso de imóveis. Porém, é preciso entrar em contato com a agência caixa da sua região.

 

 

E fazer uma análise detalhada da situação. Em alguns casos, o mais recomendado é negociar a dívida com o banco ou pedir o abatimento dos juros para o pagamento.

 

 

Conclusão

O empréstimo utilizando o FGTS tem vantagens e desvantagens, que é a diminuição da poupança do trabalhador. Por isso, é importante ter em mente que o pagamento das parcelas evitará danos futuros.

 

 

E, por este motivo, é essencial que haja planejamento e estabilidade no emprego atual. Verifique suas condições gerais antes de solicitar créditos a qualquer instituição.