Empréstimo Do INSS – Saiba Como Realizar Empréstimo Consignado!

Empréstimo Do INSS

Empréstimo do INSS: Você é aposentado ou pensionista do INSS e deseja realizar um empréstimo para quitar algumas contas ou até mesmo para adquirir um bem ou realizar uma viagem? São muitas as instituições que realizam este tipo de transação exclusiva para pensionistas ou aposentados.

 

 

Tópicos:

  • Informações Gerais
  • Banco Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Itaú

 

 

De forma geral, o crédito costuma ser consignado, o que faz com que as taxas de juros sejam menores e com que a liberação seja mais rápida. Afinal, as parcelas serão cobradas diretamente na folha de pagamento, que traz mais garantia aos bancos e menos problemas de inadimplência.

 

 

Na verdade, não ocorre o atraso e nem a falta de quitação, a não ser em casos extremos onde o benefício seja cortado. Então, para quem deseja um empréstimo para aposentado do INSS ou empréstimo para pensionista do INSS. Separamos algumas informações relevantes sobre o assunto, incluindo bancos e financeiras que realizam o procedimento. Confira!

 

 

Empréstimo do INSS: Informações Gerais

As taxas para empréstimos do INSS são de, no máximo, 2,14% ao mês. Com o cartão da previdência, as taxas são um pouco maiores, de até 3,06%. É obrigação das financeiras ou bancos informarem ao cliente qual será a taxa de juros, qual o tempo máximo de parcelas, qual o valor total financiado e possíveis acréscimos tributários.

 

 

Caso haja a intenção de pagamento antecipado do valor total do empréstimo, as instituições têm cinco dias para emitir um boleto reajustado conforme a lei. Também fica proibida a contratação de empréstimos via telefone ou internet.

 

 

Sendo necessário o comparecimento ao banco para comprovação de documentos e intenção do aposentado ou pensionista de realizar a transação. Nenhum terceiro pode ficar responsável pelo pedido. O valor das parcelas não pode passar de 35% do pagamento recebido pelo INSS, em nenhuma circunstância.

 

 

Também é importante ressaltar que o aposentado ou pensionista não é obrigado a solicitar empréstimo apenas na instituição onde recebe o benefício, podendo escolher qual tem menor taxa de juros e se adeque melhor a sua necessidade.

 

 

Empréstimo do INSS: Empréstimo Consignado Para Aposentados E Pensionistas Do INSS – Banco Caixa Econômica Federal

A caixa econômica conta com uma linha de crédito exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, com taxas de juros baixas e contratação rápida, em até 3 dias úteis. São duas modalidades disponíveis: O crédito consignado e o CDC Sênior.

 

 

Uma das vantagens é que não há consulta no SPC ou Serasa, o que ajuda pessoas negativadas a colocarem as contas em ordem. O período máximo de parcelamento é de 60 meses, a partir da data da contratação.

 

 

E segue a mesma regra de não ser possível ultrapassar 35% da aposentadoria no valor das parcelas. No caso específico da Caixa, a regra pode ser ainda mais rígida, sendo possível apenas usar 20% da renda do INSS.

 

 

Empréstimo Consignado Para Aposentados E Pensionistas Do INSS – Bradesco

Já no caso do Bradesco, as regras são um pouco diferentes. O valor das parcelas deve ser de até 30% do total recebido por mês pelo aposentado e pensionista e o prazo máximo é de até 72 meses.

 

 

O IOF é diluído no valor dessas parcelas, evitando pagamento posterior. Além do consignado comum, é possível solicitar o crédito pessoal para pessoas aposentadas.

 

 

Também não é necessário possuir conta na instituição para realizar a transação. De forma geral, os juros de todos os bancos seguem a regra geral de até 2,14% ao mês, podendo ser menores ou maiores dependendo da instituição.

 

 

Empréstimo Consignado Para Aposentados E Pensionistas Do INSS – Itaú

O Itaú segue as mesmas regras do Bradesco, liberando até 30% da renda total do aposentado ou pensionista para o pagamento das parcelas. Além disso, é possível realizar uma simulação no site para verificar suas possibilidades e as taxas de juros.

 

 

A taxa de liberação de crédito é de até 48 horas úteis e o prazo máximo de pagamento é de até 60 meses, diferente do banco Bradesco, que pode ser estendido para 72 meses.

 

 

Documentos Necessários

Para realizar um empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, é necessário ir até a agência do seu interesse, com os seguintes documentos:

 

 

  • RG;

 

  • CPF;

 

  • Comprovante de renda da aposentadoria;

 

  • Comprovante de Residência;

 

  • Entre outros documentos que podem ser solicitados.