Saiba Tudo Sobre Empréstimo Com Restrição No Nome!

Empréstimo Com Restrição No Nome

Quem está com restrições no nome, provavelmente sabe o quanto será difícil conseguir crédito pessoal, financiar um bem ou fazer compras parceladas. Isso porque os órgãos responsáveis por isso enviam essas informações aos bancos e as financeiras, o que impede que haja a liberação de crédito.

 

 

Tópicos:

  • O que significa restrição no nome;
  • Formas de conseguir um empréstimo estando negativado;
  • O crédito consignado;
  • Crédito consignado para assalariados;
  • Crédito com garantia de imóvel;
  • Crédito com garantia de veículo;
  • Instituições bancária que realizam crédito para negativado;
  • Crefisa;
  • Caixa econômica federal;
  • Consignado caixa;
  • Penhor;
  • Resgate de FGTS;
  • Itaú;
  • Empréstimo com garantia de veículo;
  • Empréstimo com garantia de imóvel;
  • Conclusão.

 

 

Geralmente, quando alguém que está com restrição no nome entra com o pedido de crédito, ele é negado. Então, muitas pessoas acreditam que um empréstimo com o nome negativado é impossível. Mas, essa afirmação não é inteiramente verdadeira.

 

 

Obviamente, é mais difícil conseguir dinheiro em conta estando com restrições, mas há possibilidades e neste artigo você saberá de cada uma delas, de forma bastante simples. Todas as informações contidas neste texto são retiradas de sites oficiais e podem variar de acordo com a política de cada instituição. Acompanhe!

 

 

O Que Significa Restrição No Nome?

Antes de qualquer coisa, vamos entender a fundo o que é a restrição no nome e como ela ocorre. Você provavelmente já sabe tudo sobre o assunto, mas vamos explicar novamente para que fique claro. A restrição no nome ou o nome negativado é uma forma de proteção ao crédito.

 

 

Ou seja, quando alguém não cumpre com suas dívidas e deixa de pagar algo que foi adquirido ou mesmo dinheiro que foi emprestado, seja em lojas, bancos ou mesmo financeiras, o seu nome vai para o SPC e SERASA, que são justamente os responsáveis pelo serviço de proteção ao crédito.

 

 

Eles foram criados para evitar que pessoas inadimplentes possam realizar novas dívidas sem que antes cumpram com as que ficaram para trás. Tudo isso soa muito correto, mas nós sabemos que nem sempre é possível quitar aquilo que devemos, muitas vezes porque os juros são abusivos ou porque não há uma forma de negociar as parcelas.

 

 

Existem muitas lojas e financeiras que não facilitam o pagamento, o tornando inviável. Isso faz com que o cliente não pague, porém não possa utilizar o nome para mais nada, nem mesmo para solicitar empréstimos com a finalidade de quitar suas dívidas.

 

 

Mas, há exceções. Não é comum, mas é possível entrar com um pedido de renegociação ou mesmo solicitar crédito para instituições que trabalhem com esse tipo de transação, exclusiva para negativados. E é o que você descobrirá ao longo deste artigo.

 

 

Formas De Conseguir Um Empréstimo Estando Negativado

Agora que entendemos qual é a finalidade dos órgãos de proteção ao crédito, fica fácil compreender quais são as formas de conseguir um empréstimo mesmo estando negativado.

 

 

Se o banco não pode ter certeza de que você irá arcar com as parcelas, ele precisa encontrar um jeito de garantir que o pagamento será feito. Afinal, se você já está com o nome sujo, a lógica das instituições é que não há motivos para que você honre com a nova dívida.

 

 

Indo por essa linha, podemos deduzir quais são as possibilidades. Então, a ideia é promover a inclusão, porém, se resguardando do risco da inadimplência. Vamos entender quais as maneiras possíveis para realizar esse tipo de transação de forma segura para o banco:

 

 

O Crédito Consignado

Quem assiste televisão com frequência já deve ter visto muitos comerciais que prometem o crédito para negativo. E eles utilizam a transação consignada. Se você não sabe o que isso significa, não se preocupe, vamos explicar.

 

 

O consignado é uma forma de garantir que o pagamento será feito, já que o valor das parcelas será debitado automaticamente da sua conta bancária. Para isso, os bancos precisam ter certeza de que você recebe um salário nele todos os meses.

 

 

É o caso dos aposentados e pensionistas do INSS. Mesmo com o nome sujo, eles têm uma quantia mensal que recebem rigorosamente. E isso faz com que os bancos tenham mais segurança de que serão devidamente pagos.

 

 

Crédito Consignado Para Assalariados

O consignado, diferente do que muita gente pensa, não é só voltado para aposentados. É possível solicitar esse tipo de empréstimo pela empresa, se ela estiver disposta a isso. Nesse caso, o banco também tem uma garantia, porque o valor será debitado do seu pagamento de salário.

 

 

O crédito consignado para trabalhadores é mais difícil, pois precisa haver um vínculo entre a empresa que você trabalha e o banco onde você recebe seu dinheiro. O setor de RH também deve autorizar essa transação. Mas, a boa notícia é que o seu nome não precisará estar limpo, sendo uma opção para quem está negativado.

 

 

Crédito Com Garantia De Imóvel

Outra opção que pode abranger quem está com restrição no nome é o crédito com garantia de imóvel. Vamos supor que você tenha um imóvel próprio, mas esteja devendo em alguma loja ou mesmo no banco.

 

 

Dando como garantia a sua residência, é possível conseguir um empréstimo relativamente alto, dependendo do valor total do seu imóvel. Mas, é preciso cuidado, especialmente se a ideia é pagar dívidas com o valor do empréstimo. Como o nome diz, se ele não for pago, o banco pode leiloar o bem imediatamente.

 

 

Então, essa é uma opção viável, porém, muito arriscada. De forma geral, essa transação é mais comum para quem vai comprar outro imóvel e quer dar o primeiro como garantia. Isso porque o valor do empréstimo costuma ser alto, de até 60% do valor de compra do bem.

 

 

Crédito Com Garantia De Veículo

Já o crédito com garantia de veículos é mais aceitável porque o valor é menor e o bem perdido é menos essencial, podemos dizer. Nesse caso, depende muito da instituição bancária onde você irá fazer a solicitação, mas a maioria delas trabalha com carros e dispensam motos.

 

 

É importante também que ele tenha um bom valor de mercado e esteja em perfeito estado, ou o empréstimo será negado. Tanto no caso do crédito com garantia de imóvel e o crédito com garantia de veículo, um avalista contratado pelo banco irá verificar o quanto o bem vale.

 

 

Instituições Bancária Que Realizam Crédito Para Negativado

Agora que explicamos quais são as formas de empréstimo para pessoas com restrição no nome e como elas funcionam, agora você vai descobrir quais são as instituições que fornecem esse tipo de serviço.

 

 

Já adiantamos que quase todos os bancos tradicionais estão aptos a realizarem as transações citadas acima, porém, há algumas diferenças entre elas que iremos explicar logo abaixo. Acompanhe.

 

 

Crefisa

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Crefisa e já acompanhou alguma propaganda da instituição informando que ela oferece crédito para negativo. E o marketing da empresa é verdadeiro, já que ela cumpre o que promete. Dentre as operações que ela oferece, podemos citar:

 

 

  • “Crédito para pensionistas”: O crédito que citamos acima pode ser solicitado pelo site oficial da Crefisa, de forma bastante rápida e interativa. Não é preciso estar com o nome limpo, porém a liberação irá depender de quanto o aposentado recebe por mês e quanto de empréstimo deseja contratar.

 

 

O cliente deverá apresentar os seguintes documentos: RG e CPF originais, Comprovante de residência atual e original, Comprovantes de rendimento originais (dois últimos), Extrato bancário original com o último salário creditado. As informações sobre a documentação foram retiradas do site oficial.

 

 

Empréstimos com garantia não são oferecidos pela instituição, portanto, a única forma de solicitar empréstimo estando com o nome sujo pela Crefisa é sendo pensionista ou aposentado do INSS. Se este não for seu caso, veja mais opções abaixo.

 

 

Caixa Econômica Federal

Já quem deseja uma instituição mais completa, a caixa pode ser uma boa solução, especialmente para quem está com o nome restrito no SPC e SERASA. As opções de empréstimo são:

 

 

Consignado Caixa

Como explicamos o consignado é o crédito que utiliza o seu pagamento mensal para serem quitado em débito automático todos os meses. A caixa conta com essa opção e não há necessidade de ser pensionista ou aposentado, já que assalariados também podem pedir esse tipo de crédito.

 

 

É possível entrar no site oficial e fazer o pedido ou mesmo ir até um agência caixa. Para quem está com o nome sujo, a dica é conversar com um gerente para fazer uma negociação de forma mais próxima.

 

 

Penhor

A caixa tem uma vantagem muito interessante sobre os outros bancos, já que trabalha com o Penhor. Vamos supor que você tenha um bem – pode ser uma joia de prata, por exemplo. Se estiver precisando de dinheiro e não sabe onde vendê-la, o banco pode ser sua solução. Sem análise de crédito, o dinheiro é recebido na hora, assim que houver sido feita uma avaliação.

 

 

Resgate De FGTS

Outra opção para quem está com o nome sujo é solicitar o resgate do FGTS direto na caixa. Mas, é mais provável que eles aceitem essa possibilidade caso você esteja precisando comprar um imóvel. Verifique junto ao banco a possibilidade desse resgate.

 

 

Itaú

Como última instituição para mencionar, deixamos o Itaú, que é um banco muito tradicional no quesito empréstimo. Ele conta com diversas opções nesse sentido e iremos citar quais podem se enquadrar no perfil de quem está com o nome sujo. Não iremos citar o consignado, mas ele também é uma possibilidade no Itaú. Veja as demais:

 

 

Empréstimo Com Garantia De Veículo

Esse tipo de empréstimo pode ser solicitado, como dissemos, dependendo do valor do seu veículo, do ano e do estado em que ele se encontra. Mas, é uma opção para quem está negativado.

 

 

Empréstimo Com Garantia De Imóvel

Também pode ser liberado esse tipo de empréstimo. Obviamente, a aprovação irá depender de favores como renda, tempo de banco e outros.

 

 

Conclusão

Existem outras instituições que realizam empréstimo para negativados, porém, quase todas seguem a mesma linha de pensamento e costumam liberá-lo apenas em forma de consignado ou com garantia.

 

 

Mas, nossa dica geral é tomar cuidado com empresas que prometem crédito sem consulta ao SPC ou ao SERASA, principalmente se elas pedirem algum tipo de depósito como garantia.

 

 

Jamais faça pagamentos a nenhuma instituição em troca de um possível empréstimo. Isso pode ser arriscado e te fazer perder o dinheiro que juntou por meses. A melhor opção ainda é tentar renegociar sua dívida ou conversar diretamente em instituições que sejam de confiança para tentar realizar algum empréstimo como citamos nesse artigo.

 

 

Referências:

https://www.itau.com.br/creditos-financiamentos/

http://www.crefisa.com.br/

http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/consignado

https://www.itau.com.br/objetivos-sair-do-vermelho/