Saiba Como Funciona O Cartão De Crédito!

Como funciona o cartão de crédito: Ter um cartão de crédito pode ser uma boa ajuda em alguns momentos. Principalmente quando você precisa comprar algo urgentemente, mas o valor é o alto e você precisa parcelar. Além disso, é muito mais seguro andar com o cartão de crédito do que com dinheiro no bolso.

 

 

Tópicos:

  • Como funciona
  • Tarifas
  • Avaliação emergencial de crédito
  • Anuidade
  • Pagamento de contas
  • Saque
  • Segunda Via do cartão
  • Cartão de Crédito Riachuelo
  • Cartão Submarino

 

 

Se você quer ter um cartão de crédito, mas não sabe como funciona, onde pedir ou ainda qual escolher, precisa conhecer algumas informações que separamos para você. Com esse artigo, você entenderá melhor como funciona o cartão de crédito, seus benefícios e vantagens.

 

 

Mas antes de começar, saiba que o cartão de crédito pode ser um grande aliado para quem sabe usá-lo. Mas também pode ser um risco para quem não tem controle com os gastos e pode até acabar enrolando sua vida financeira. Por isso, veja essas dicas para escolher o seu e veja como usá-lo de maneira correta:

 

 

Como Funciona O Cartão De Crédito

Para que o cartão de crédito funcione, ele precisa ter um limite. Ou seja, o emissor, que normalmente é um banco, oferece um determinado limite de crédito para o consumidor. Com esse limite ele poderá fazer compras e pagamentos, seja de algum bem ou de um serviço.

 

 

Esse limite de crédito é definido pelo emissor de acordo com cada cliente, o que significa que o seu limite pode variar de acordo com sua renda. Dessa forma, o consumidor tem um valor máximo que poderá gastar ao mês, tendo um controle maior sobre o cartão.

 

 

É importante ressaltar que as compras parceladas também comprometem o valor de crédito estabelecido pelo emissor. Sendo que o valor total da compra parcelada não pode ultrapassar o limite de crédito disponível.

 

 

O limite de crédito vai sendo liberado mensalmente, conforme as parcelas vão sendo pagas. Para conseguir um cartão de crédito não é necessário possuir uma conta corrente.

 

 

Tarifas

Os cartões de crédito possuem algumas tarifas que são compradas pelo seu banco emissor. Por meio da Resolução CMN 3.919/2010 o Banco Central estipulou cinco tipos de tarifas para os cartões de crédito básicos, que são aqueles que não possuem fidelidade. Conheça essas tarifas:

 

 

Avaliação Emergencial De Crédito

A avaliação emergencial de crédito é cobrado quando o consumidor realiza compras acima do limite que está disponível para ele.

 

 

Anuidade

A anuidade é cobrada apenas uma vez ao ano. Porém, geralmente os bancos dividem o valor da anuidade em algumas parcelas. Essa tarifa, total ou parcelada, vem incluída em sua fatura mensalmente.

 

 

Pagamento De Contas

A tarifa de pagamento de contas é cobrada apenas quando o cliente utiliza o seu cartão de crédito para pagar boletos e outras faturas como água, luz entre outros.

 

 

Saque

O saque é cobrado no caso do cliente sacar dinheiro do cartão de crédito seja em canais de atendimento no Brasil ou fora no exterior. Esse saque pode funcionar até como um empréstimo, sendo que o valor liberado é pré-definido pelo seu banco emissor e você efetua o pagamento posteriormente com juros.

 

 

Segunda Via Do Cartão

Em alguns casos, se por ventura você perder, quebrar ou ainda tem o seu cartão de crédito furtado, você precisa de uma segunda via do cartão de crédito. Para ter essa segunda via, existe uma cobrança para a emissão de um novo cartão de crédito.

 

 

Cartão De Crédito Riachuelo

Algumas lojas como a Riachuelo disponibilizam um cartão de crédito. Você pode solicitar o seu em uma loja ou até mesmo pelo site oficial. Você pode pagar em até 70 dias sem juros ou até em 120 dias com juros.

 

 

Na sua fatura vem o valor total e o mínimo, ou seja, você pode escolher pagar um valor que seja menor em um mês e acertar a diferença que restou no outro mês. Para quem usa esse cartão Riachuelo, sempre existe uma promoção especial que acontece na loja.

 

 

Cartão Submarino

Para quem possui o cartão Submarino, ganha descontos exclusivos na loja Submarino e pode acumular léguas em cada compra e trocar por vales-presentes. Ele é aceito em mais de 2,3 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros.

 

 

Caso você perca ou danifique o seu cartão e tenha que pedir uma segunda via, é cobrado uma taxa de R$ 20,00. Você pode solicitar ele em uma loja ou também pela internet.