Cartão De Crédito Para Aposentado – Como Solicitar, Juros E Vantagem!

Cartão De Crédito Para Aposentado

Aposentados e pensionistas do INSS têm uma vantagem a mais para adquirirem crédito pessoal e cartões. Isso porque eles contam com um benefício vitalício, o que dá aos bancos mais garantia de que serão pagos devidamente.

 

 

Tópicos:

  • Existe a possibilidade de ter um cartão de crédito consignado;
  • Qual a vantagem de um cartão para aposentado;
  • Solicitando um cartão para aposentados;
  • Solicitando outras formas de crédito para aposentado;
  • Juros baixos;
  • Facilidade de contratação;
  • Conclusão.

 

 

Esse tipo de transação se chama “crédito consignado” ou então cartão de crédito consignado. Como funciona? O banco dá a opção de crédito ao aposentado e o valor da parcela será descontado diretamente da conta onde a aposentadoria é recebida.

 

 

Existe A Possibilidade De Ter Um Cartão De Crédito Consignado?

De forma geral, a única opção de crédito consignado é através do empréstimo. O que o aposentado pode fazer é optar por receber seu benefício em determinado banco e solicitar um cartão de crédito, que é mais barato e pode não ter anuidade, por ser destinado aos beneficiários do INSS.

 

 

Mas, a fatura não será descontada automaticamente, já que existe a opção de pagamento mínimo, diferente do empréstimo consignado que, como dissemos, desconta a parcela diretamente no débito em conta.

 

 

Qual A Vantagem De Um Cartão De Crédito Para Aposentado?

Como você viu, não há muitas diferenças na forma como é feita a cobrança da fatura, mesmo que o cartão seja destinado a um aposentado. As vantagens, porém, são muitas, como:

 

 

  • Anuidade menor: Geralmente, os bancos oferecem anuidade menor para os aposentados e alguns podem oferecer a isenção. Tudo dependerá da instituição, mas é bastante comum que a maioria dê aos beneficiários mais descontos.

 

 

Isso porque eles têm mais garantia de pagamento, já que a aposentadoria é vitalícia. A dica é procurar várias instituições e verificar qual é mais vantajosa e qual oferece anuidade gratuita.

 

 

  • Juros menores: Como forma de incentivar o aposentado a movimentar sua conta, os bancos costumam diminuir as taxas de juros, deixando-as mais atrativas e fáceis de serem pagas.

 

 

Solicitando Um Cartão De Crédito Para Aposentado

Diferente dos cartões de créditos tradicionais, a melhor forma de solicitar um cartão para aposentados é indo até o banco de sua preferência e fazendo uma análise da sua conta.

 

 

O gerente irá sugerir que sua aposentadoria seja recebida pela conta que será aberta, para que as taxas menores e a isenção de anuidade sejam aproveitadas. Será preciso levar alguns documentos que comprovem a aposentadoria, que o banco irá solicitar após essa primeira conversa.

 

 

De forma geral, em dois dias úteis será possível ter a conta aberta e em 15 dias o cartão chegará à sua casa. Para ir adiantando a separação dos documentos, anote quais poderão ser pedidos:

 

 

  • RG e CPF: São os principais e geralmente são pedidos com cópias autenticadas em cartório para serem deixadas no banco.

 

  • Comprovante de aposentadoria.

 

  • Certidão de casamento ou de nascimento para os solteiros. Ambas também devem ser cópias autenticadas para fins de armazenamento.

 

  • Comprovante de renda extra (se houver).

 

  • Comprovante de residência em nome do solicitante ou em nome de algum parente – pode ser filho ou neto e esposa. Caso não haja, comprovante de compra da casa ou contrato do aluguel.

 

 

Solicitando Outras Formas De Crédito Para Aposentados

Já quem deseja apenas ter crédito, mas não quer um cartão convencional, a dica é fazer um empréstimo consignado, que oferece juros baixos e descontos diretamente na conta da aposentadoria, evitando que as parcelas sejam esquecidas de serem pagas no dia correto, gerando cobranças extras. As vantagens do consignado são:

 

 

Juros Baixos

Como dissemos, os juros desse tipo de modalidade são bem mais baixos do que em qualquer outro tipo de empréstimo. Isso porque o pagamento será garantido pela aposentadoria, evitando os bancos de sofrerem inadimplência.

 

 

Facilidade De Contratação

Outra vantagem a ser levada em consideração é a facilidade de contratação desse tipo de crédito, já que ele é praticamente pré-aprovado e a liberação dá muitas vezes no mesmo dia do pedido.

 

 

Conclusão

Os cartões de créditos para aposentados não tem muitas diferenças no quesito cobrança, já que ele é realizado da mesma forma que os comuns. A diferença maior será nas taxas que, como dissemos, são muito menores e valem mais a pena do que o cartão de crédito comum. Para quem deseja crédito com pagamento no débito em conta, a melhor opção ainda é o empréstimo consignado.