Saiba Como Funciona Cartão De Crédito Consignado!

Muita gente já ouviu falar do empréstimo consignado e como ele é muito mais vantajoso para o cliente, pois conta com uma taxa de juros bem abaixo do geral e ainda tem uma aprovação quase que automática – desde que o cliente se enquadre nos pré-requisitos.

 

 

Tópicos:

  • Diferença entre cartão consignado e empréstimo consignado
  • Vantagens do cartão consignado
  • Quem pode ter um cartão consignado?

 

 

Essa é uma modalidade que a maioria das pessoas sabe que é mais barata mais fácil e menos abusiva de se pedir dinheiro emprestado ao banco. Mas e o cartão de crédito consignado, você já ouviu falar?

 

 

Pode parecer que é o mesmo que o empréstimo, mas é bem diferente e hoje vamos contar, para que esse tipo de cartão serve quais suas vantagens e como contratar! Confira!

 

 

Diferença Entre Cartão De Crédito Consignado E Empréstimo Consignado

A diferença entre cartão consignado e empréstimo consignado pode ser constatada logo no nome dos dois. O empréstimo consignado é um empréstimo comum, onde o cliente solicita um valor ao banco e depois paga as parcelas até quitar o total.

 

 

Porém, o consignado é mais barato e oferece uma taxa de juros bem menor que os demais tipos de crédito. Já o cartão consignado é como um cartão de crédito comum, que é feito para realizar compras e só depois o cliente paga sua fatura. Mas, ele é bem diferente de um cartão normal e vamos citar agora quais são suas singularidades:

 

 

  • No cartão consignado, o cliente não tem a opção de não pagar o total da fatura. Ou seja, ele é como um empréstimo consignado, onde o banco tem o poder de retirar o valor total da dívida diretamente do salário, assim que ele cai na conta.

 

 

O mesmo ocorre com o cartão: assim que sua fatura chegar, ela será descontada do seu pagamento, sem a opção de pagar o mínimo ou deixar de pagar.

 

 

  • No cartão consignado, as taxas são menores. Por exemplo, os saques, as taxas de manutenção e pagamentos de contas como água, luz e telefone, podem ficar mais baratas com o uso desse recurso.

 

 

O consignado tem essa característica de ser mais acessível e menos abusivo nas cobranças. O mesmo ocorrerá se você perder o cartão, pedir uma segunda via ou realizar saques com ele: haverá uma cobrança, mas ela será menor do que o usual.

 

 

Vantagens Do Cartão Consignado

As vantagens do uso do cartão consignado são muitas e vamos citar algumas:

 

 

  • Geralmente, não há cobrança de anuidade, o que significa uma taxa a menos na hora de pagar a fatura.

 

 

  • O consignado não permite que você, se afundes em dívidas, porque não deixa que a fatura deixe de ser paga. Pode parecer ruim ter a fatura em débito automático.

 

 

Mas isso exigirá mais planejamento e o “jeitinho brasileiro” de adiar as dívidas não vai funcionar nesse caso. Será uma excelente oportunidade de reorganizar as contas e criar o costume de pagar tudo sempre em dia, sem atrasos e sem postergar.

 

 

Quem Pode Ter Um Cartão Consignado?

Há muitos bancos que oferecem cartão consignado: Banco do Brasil, Itaú, caixa econômica e outros. Do mesmo jeito que o empréstimo, é preciso que o banco tenha garantias e maneiras de retirar o dinheiro da sua conta através do seu salário ou de benefício recebido.

 

 

Isso significa que o responsável pelo seu pagamento tem que ter, obrigatoriamente, um vínculo com o banco onde você irá solicitar o cartão. Vamos a alguns exemplos:

 

 

  • Empregados de empresas que têm vínculo com determinado banco e recebem o salário por ele. Nesse caso, o RH precisa autorizar o cartão de crédito, pois a empresa se torna responsável pela dívida em caso de demissão.

 

 

  • Militares das forças armadas que recebem algum benefício no banco.

 

 

  • Aposentados e pensionistas são os clientes mais comuns e os mais visados pelo banco, pois o benefício é vitalício. Mas é essencial que o pagamento seja pelo banco que será feita a solicitação do cartão consignado.

 

 

  • Funcionários públicos também tem vantagem nesse sentido, pois seus cargos também costumam ser de estabilidade e isso faz com que o banco tenha mais garantias de pagamento. É preciso receber o salário na instituição.