5 Dicas De Como Controlar O Cartão De Crédito!

O cartão de crédito é uma grande facilidade nos dias de hoje, não é mesmo? Além disso, é mais seguro, afinal, não há necessidade de andar com dinheiro pelas ruas. Porém, essa facilidade pode se tornar um grande problema quando não se sabe como controlar o cartão de crédito.

 

 

Tópicos:

  • Compras parceladas;
  • Planejamento financeiro;
  • Fique atento aos juros;
  • Fique atento aos prazos;
  • Consulte o saldo do seu cartão.

 

 

Para você que deseja saber como controlar melhor as despesas do seu cartão de crédito, seja para quitar uma dívida, trocar de carro, fazer a viagem dos sonhos ou qualquer outro tipo de desejo, está no lugar certo!

 

 

Aqui você aprenderá algumas dicas para economizar nesse momento de crise. São dicas bem fáceis e simples! Para evitar preocupações, nervosismo e dores de cabeça com dívidas, confira nossas dicas e informações importantes sobre o cartão de crédito:

 

 

Compras Parceladas

Parcelar suas compras no cartão de crédito é uma grande vantagem, porém precisa de cuidados ao fazer isso.  As compras parceladas no cartão de crédito devem ser feitas apenas quando se há o dinheiro para quitá-las. Isso ajuda a evitar o acúmulo de parcelas no total da sua fatura.

 

 

Se você parcelar um produto em 5x no cartão de crédito e, não tiver o dinheiro para quitar o valor total da fatura do mês, terá que pagar o valor mínimo. Isso será o começo de uma dívida, pois além das outras 4 parcelas futuras, você terá que quitar o restante da fatura que foi paga somente o mínimo.

 

 

O problema acaba piorando se você comprar outros produtos parcelados no cartão de crédito. Dessa forma, são várias parcelas de vários produtos que podem somar valor alto demais no final do mês.

 

 

Além disso, fique atento se a quantia de parcelas não está encarecendo demais o produto. Pois ás vezes o juros fica cada vez mais alto dependendo do número das parcelas.

 

 

Planejamento Financeiro

O primeiro passo antes de fazer o uso do seu cartão de crédito de forma adequada é fazer um planejamento financeiro. Para fazê-lo, será preciso colocar no papel todos os valores que podem ser gastos e o valor que você recebe mensalmente.

 

 

Por isso organize uma planilha com um controle mensal ou ainda uma agenda. Assim ficará bem visível o quanto e onde estão os seus gastos. É importante que você analise todos os seus rendimentos e todos os seus custos, como aluguel, carro e outros.

 

 

Ao fazer suas compras durante o mês, guarde todos os comprovantes para que nenhuma conta fuja da sua planilha. Outra dica é usar aplicativos em seu celular ou uma planilha online, assim você pode controlar seus gastos diretamente do seu celular em qualquer lugar.

 

 

Fique Atento Aos Juros

Os juros merecem toda a sua atenção para não gastar demais. Quando for fazer uma compra, confirme as taxas mensais que serão cobradas e o custo final antes de finalizar a compra.

 

 

Não se esqueça de que a maioria das lojas embute juros sem ao mesmo avisar os consumidores. Lembre-se também que quanto mais parcelas você dividir mais juros o produto terá.

 

 

Uma dica é perguntar se o produto possui desconto se for comprado em apenas 1x no cartão ou até quantas parcelas o valor total é divido sem juros. Não se esqueça as taxas e os juros dos cartões brasileiros estão na lista dos maios caros do mundo! Então caso você não consiga pagar a inadimplência poderá ser muito pesada para ser quitada posteriormente.

 

 

Fique Atento Aos Prazos

Opte por prazos que sejam curtos mesmo que você tenha que cortar outros gastos. Pois assim você gerencia melhor seus orçamentos e não corre o perigo de sair do controle. Além disso, também pode diminuir os juros.

 

 

Outra coisa importante é já reservar um valor que não te atrapalhe no orçamento para despesas do cartão de crédito. Prefira sempre a quitação total dele e não o valor mínimo, pois isso pode te complicar mais pra frente e acabar virando uma bola de neve.

 

 

Consulte O Saldo Do Seu Cartão

Antes de usar todo o limite total do seu cartão, consulte o saldo dele pelo menos a cada quinze dias, ou ainda antes de fazer uma compra. Assim você não leva um susto quando receber a fatura do seu cartão e já se programa para quitá-lo.

 

 

Caso não esteja satisfeito com as taxas cobradas, entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito e negocie valores. Alternativa é procurar outras que estejam mais dentro dos seus orçamentos.